O INCT-INOVAMED é formado por um grupo de pesquisadores de diversas instituições brasileiras e que conta com a colaboração de importantes pesquisadores de renome internacional de vários países.

O foco do INCT é a realização de pesquisa de elevado nível científico direcionada ao desenvolvimento e a validação de novos alvos farmacológicos e o desenvolvimento estudos pré-clínicos e clínicos visando o desenvolvimento de novos medicamentos.

Pretende-se como o INCT-INOVAMED estabelecer uma estreita interação entre diferentes instituições brasileiras e assessores/colaboradores internacionais e as indústrias farmacêuticas instaladas no Brasil, avançar no desenvolvimento de alvos terapêuticos bem como de novos fármacos, no âmbito não-clínico e clínico, para tratamento de doenças crônicas de alta relevância na sociedade, tais como, depressão, ansiedade, psoríase, coceira, dor crônica e esclerose múltipla. Além disso, os diversos subprojetos projetos do INCT-INOVAMED buscam gerar novos conhecimentos de ciência básica aplicada através de publicação de artigos científicos em revistas de grande visibilidade internacional, treinamento de pessoal qualificada na área de fármacos e medicamentos nos diversos programas de pós-graduação, realização de eventos científicos e de treinamento de pessoal para atender a demanda necessária ao apoio á novação tecnológica nesta área no pais.

É proposto ainda a participação dos pesquisadores em eventos nacionais e internacionais, bem como a disseminação regular deste conhecimento no âmbito de ensino fundamental e médio.

Para atingir esses objetivos é necessário realizar esforço substancial na formação de recursos humanos voltados ao desenvolvimento tecnológico, amplificando a transferência de conhecimentos e reforçando a estrutura de Desenvolvimento Científico e Tecnológico do País.

Finalmente, essa iniciativa busca o fortalecimento de uma rede de colaboração entre pesquisadores do Brasil e pesquisadores internacionais e industrias farmacêuticas com o objetivo de aumentar a capacidade do país no âmbito da P&D.

Instituições participantes

A rede de instituições participantes inclui o Centro de Inovação e Ensaios Pré-clinicos (CIEnP) localizado em Florianópolis-SC e o Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos (NPDM) da UFC (Fortaleza-CE).

Centro de Inovação e Farmacologia Pré-clínica – CIEnP

Financiado pelo Governo Federal (representado pelo Ministério da Saúde, Ministério da Ciência e Tecnologia e FINEP) e com apoio do governo do Estado de Santa Catarina, o Centro de Inovação e Ensaios pré-clínicos (CIEnP), com área total de 5.300 m2, foi criado para realizar ensaios pré-clínicos que atendam às exigências das agências reguladoras internacionais. Atualmente, o CIEnP trabalha na realização de projetos demandados pelas indústrias farmacêuticas nacionais no que diz respeito à realização de ensaios pré-clínicos de alta qualidade e em conformidade com as exigências internacionais. O CIEnP funciona na forma de uma entidade privada e sem fins lucrativos e conta com uma equipe de 30 pessoas de alta qualificação, incluindo 12 doutores e técnicos especializados no desenvolvimento de estudos pré-clínicos. A estrutura do CIENP inclui um biotério próprio baseado em modelos e certificações internacionais, capaz de criar e manter roedores com alto padrão sanitário (SPF, do inglês specific pathogen free), necessário ao desenvolvimento de pesquisas científicas e testes pré-clínicos de qualidade. O CIEnP conta ainda com cerca de 24 laboratórios com equipamentos modernos, necessários ao desenvolvimento de pesquisas de alto nível, um auditório para 120 pessoas capaz de hospedar eventos científicos nacionais e internacionais, e espaço disponível para incubação de até 8spin offs e/ou start ups atuantes no setor farmacêutico (humano e veterinário) e de cosméticos. A principal missão do CIEnP é ser referência nacional e internacional de desenvolvimento de estudos pré-clínicos e de inovação de produtos farmacêuticos, visando contribuir para que o Brasil possa dominar as tecnologias modernas necessárias ao desenvolvimento de medicamentos e atender as demandas das indústrias e do SUS.

 

O Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos

O Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos (NPDM) da Universidade Federal do Ceará (UFC) foi criado para atender à crescente demanda da indústria farmacêutica nacional, atuando em algumas etapas da cadeia de desenvolvimento de medicamentos desde a química medicinal, passando pela caracterização farmacológica e toxicológica pré-clínica, até os estudos clínicos de Fases I-IV. O NPDM é um centro inovador que atua na articulação dos grupos de pesquisa com o setor produtivo de medicamentos e as instituições governamentais responsáveis pela Política Nacional de Saúde. O NPDM tem uma estrutura física de aproximadamente 12.000 m2, com 18 laboratórios (Oncologia Experimental, Química Medicinal, Química Analítica, Dor e Inflamação, Ensaios Toxicológicos, Toxicogenética, Toxinologia, Prospecção de Moléculas, Histopatologia, Microscopia, Ensaios Farmacológicos Pré-Clínicos, Farmacocinética Clínica, Neurofarmacologia e Comportamento, Farmacogenética, Cirurgia Experimental, Biotecnologia, Microscopia e Biologia Molecular), salas para equipamentos comuns, sala de balanças de precisão, área destinada a congeladores e refrigeradores, câmara fria, área de lavagem e esterilização, 56 gabinetes para pesquisadores, uma Unidade de Pesquisa Clínica (UNIFAC) com 64 leitos, 12 ambulatórios, 1 consultório odontológico e 1 laboratório para preparação de amostras biológicas. Além disso, possui um setor administrativo e de apoio logístico com secretarias, almoxarifados, arquivos, farmácia, oficina, local para refeições e área de convivência. Conta, ainda, com um Biotério com capacidade para produzir até 10 mil ratos e 12 mil camundongos anualmente, além de auditório para 200 pessoas, 4 salas para seminários e 1 para reuniões.

Além disso, essa iniciativa conta com a participação de diversos grupos de pesquisa localizados em diferentes IES do Brasil, incluindo UFSC, UFPR, UFRJ, UNICEUMA e UNIVALI. As unidades participantes contam com coordenadores científicos que periodicamente realizam encontros para apresentar resultados, monitorar o andamento dos projetos e delinear novos caminhos e procurar soluções para os desafios encontrados ao logo do desenvolvimento do projeto.